O contato com a água contaminada possibilita o desenvolvimento de doenças graves, como a causada pelo Schistosoma masoni, um parasita capaz de se alojar e causar danos em órgãos humanos. Por isso, o controle dos índices de qualidade da água para consumo humano é fundamental.
Neste artigo exclusivo, a Estrutural Saneamento explica quais as implicações do contato com água poluída ou contaminada, quais as doenças possíveis e como prevenir o desenvolvimento de doenças.
Continue no artigo e saiba tudo!
O que é a contaminação da água
A definição atualmente vigente é da Organização Mundial da Saúde (OMS) que classifica a contaminação da água como processos e agentes causadores da alteração em suas propriedades e composição, até que se torne inutilizável.
Ou seja, desde agentes patogênicos até materiais irregularmente lançados em porções de água que provocam a inutilização de recursos hídricos para o consumo humano.
Graus de contaminação da água
É recorrente imaginarmos a contaminação e poluição da água como, somente, ocasionada pelo despejo de resíduos domésticos ou industriais. No entanto, este processo pode ter como origem uma diversidade de fatores.
Confira a seguir os tipos de contaminação da água e exemplos desses processos.
Poluição biológica das águas
A presença de agentes patogênicos de origem orgânica na água, decorrentes da falta de infraestrutura básica de saneamento e despejo irregular de esgoto, representa um dos tipos de água contaminada mais recorrentes no ambiente urbano.
Isto se dá pelo escoamento não tratado de resíduos domésticos ou industriais e poluição dos recursos hídricos. Este processo pode, inclusive, contaminar nascentes e lençóis freáticos.
Poluição térmica das águas
A temperatura da água também interfere no equilíbrio biológico e químico dos recursos hídricos. Isto ocorre devido às modificações nos padrões físico-químicos da água e sua influência direta no desenvolvimento de organismos aquáticos.
Este tipo de água contaminada pode ter origem, por exemplo, no resfriamento de caldeiras de siderúrgicas, refinarias ou termelétricas.
Poluição química das águas
Ocorre pelo despejo de substâncias químicas e com potencial nocivo em massas de água, como rios e córregos. Este tipo de poluição representa um sério risco à saúde humana, tendo em vista as possíveis reações do organismo em contato com tais produtos e substâncias.
Como exemplo, na agricultura de larga escala é comum a utilização de fertilizantes e aditivos químicos com objetivo de combate às pragas. Alguns destes produtos, quando presentes na água consumida, podem causar quadros severos e graves de saúde.
Poluição sedimentar das águas
Este tipo de poluição é caracterizado pelo depósito de materiais e partículas insolúveis presentes nas águas. Progressivamente, estes resíduos são acumulados nos leitos dos rios, margens e adjacências, provocando a contaminação da água dados suas características.
Como exemplo, eletrodomésticos, móveis e demais objetos que são lançados em rios e que, dado suas partes e componentes, provocam o despejo de materiais poluentes. Vale ressaltar que este tipo de poluição é composto, isto é, também pode implicar em poluição biológica e química
Poluição radioativa das águas
A poluição radioativa é caracterizada quando massas ou porções de água são contaminadas com material radioativo presentes no ar, na água ou no solo. Podem ter como origem tanto usinas quanto hospitais e, desse modo, merecem atenção redobrada devido aos impactos na saúde humana.
Água contaminada: quais problemas podem surgir?
O não tratamento ou monitoramento regular dos níveis de qualidade da água para consumo possibilita o desenvolvimento de agentes causadores de doenças, como bactérias, parasitas ou vírus.
Confira a seguir algumas das doenças mais comuns.
Leptospirose
A Leptospirose se desenvolve quando o indivíduo entra em contato, direto ou indireto, com a urina de alguns animais que estejam contaminados com a doença, sendo os principais os roedores, incluindo os ratos considerados pragas urbanas. Os quadros da doença são recorrentemente ocasionados pela ingestão de água contaminada, ou contato com o solo.
- Dor de cabeça
- Vômitos
- Febre alta
- Dor muscular
- Sangramento
Aproveite e leia também sobre como acabar com ratos.
Hepatite A
A Hepatite A é transmitida por meio de água e alimentos contaminados, assim como pelo contato com uma pessoa infectada. Esta doença recorrentemente causa náuseas, vômitos, mal-estar, desconforto abdominal, dentre outros sintomas.
Pode ser facilmente evitada a partir de ações de controle dos índices de qualidade da água, vacinação, tratamento das redes de esgoto e ampliação da infraestrutura de saneamento básico.
Giardíase
Causada pelo protozoário Giárdia lamblia, ocorre quando a pessoa ingere água contaminada com este agente patogênico, convencionalmente presente em áreas com baixa ou má infraestrutura de saneamento e tratamento da água.
Entre os sintomas, estão:
- Fadiga
- Cólicas
- Diarreia
Esquistossomose
O parasita Schistosoma masoni desenvolve-se, recorrentemente, em locais com pouco ou nenhum tratamento e monitoramento dos níveis de qualidade de água. A partir do contato, o parasita se infiltra na pele humana, podendo atingir a corrente sanguínea e órgãos.
Doenças diarreicas agudas
Caracterizada por quadros severos de diarréia (mínimo de três episódios em menos de 24 horas), são ocasionadas pela ingestão de água sem tratamento adequado e com a presença de agentes e microrganismos infecciosos como bactérias e vírus.
A piora nos quadros pode gerar vômitos repetidos, sangue nas fezes, sede excessiva e recusa de alimentos. Ocasionando, portanto, um agravo nas condições de saúde do indivíduo.
Diferença entre água poluída e água contaminada: entenda
Poluição e contaminação são dois conceitos diferentes quando aplicados à classificação da água para consumo ou uso. Enquanto a poluição corresponde à alteração das propriedades físico químicas da água, a contaminação implica na presença de substâncias nocivas.
Neste aspecto, a água poluída é caracterizada pela presença de agentes poluentes que modificam as propriedades convencionais da água em determinado contexto. Por exemplo, alteração na cor, odor, cheiro, etc.
Já a água contaminada é aquela que apresenta substâncias e agentes patogênicos (causadores de doenças). Por este aspecto, podem à primeira vista aparentar um estado adequado ao consumo, mas, também, causar danos graves à saúde.
Quando saber se a água está contaminada?
A verificação dos níveis de contaminação ou poluição da água são realizados a partir de métodos cientificamente testados e regulados pela Agência Nacional de Águas (ANA).
Este órgão determina os padrões e níveis aceitáveis ao consumo humano, tendo em consideração regramentos internacionais de Indicadores de Qualidade das Águas (IQA).
Por isso, testes caseiros, parciais ou qualquer outra fórmula que não atendam todos os padrões destes testes, serão ineficientes para determinar o correto nível de contaminação da água ou seu grau de poluição.
Caso apresente dúvidas, o correto é acionar equipes especializadas em higienização de reservatórios de água e controle de pragas.
Como prevenir infecções por água contaminada
A prevenção correta é alcançada somente a partir da higienização periódica de reservatórios, de modo que sejam evitados cenários de contaminação da água armazenada para consumo humano e decorrente do desenvolvimento de quadros de doença.
Equipes especializadas em higienização realizam, com base em técnicas e procedimentos assertivos, todo o processo de desinfecção dos reservatórios, garantido que os níveis de qualidade da água estejam apropriados e seguros ao consumo humano.
A Estrutural Saneamento, referência em higienização de reservatórios, conta com equipes devidamente treinadas, capacitadas e com grande expertise na manutenção dos níveis de qualidade da água para consumo humano.
Conclusão
No artigo de hoje você aprendeu sobre os impactos na saúde humana pela ingestão ou contato com água poluída e contaminada. Do mesmo modo, você percebeu que estes cenários são facilmente evitados a partir da higienização regular de reservatórios.
Isto é, os riscos de desenvolvimento de doenças como Hepatite A ou Leptospirose são praticamente anulados a partir de simples ações, como o controle dos níveis de qualidade da água para consumo humano.
A Estrutural Saneamento, empresa idealizada por Médicos Veterinários, realiza a desinfecção e higienização de reservatórios a partir das técnicas mais modernas e seguras.
Entre em contato com a Estrutural Saneamento e realize um orçamento sem compromisso!