A presença de roedores e ratos nas residências sempre desperta a urgência dos moradores em saber como acabar com ratos. Estes animais, no contexto urbano e residencial, representam vetores de um número preocupante de doenças com impacto grave à saúde humana.
A eliminação efetiva da praga deve ser realizada, portanto, por empresas especializadas em desratização. Estas possuem tanto a certificação necessária dos órgãos sanitários quanto o uso de químicos, adotando métodos comprovadamente seguros.
Refletindo este contexto, a Estrutural Saneamento desenvolveu este artigo abordando tudo sobre ratos, como acabar com esta praga e quais métodos utilizar.
Tenha uma ótima leitura!
O que atrai ratos para as casas?
Para saber como acabar com ratos, o primeiro passo é compreender o que motiva, possibilita e atrai o rato ao contexto residencial ou comercial.
Assim como qualquer outro animal, o objetivo dos ratos é a reprodução e sobrevivência de sua espécie. Se na natureza essa meta é fundamental, em contato com seres humanos o risco sanitário é elevado e merece intervenção imediata.
Dirigidos pelo instinto de sobrevivência, ratos procuram locais onde tenham acesso ao alimento e abrigo. Quando identificadas pelo animal estas condições é provável que estabeleçam ali um local de morada para a reprodução.
A disponibilidade de alimento é um dos fatores predominantes à atratividade de um local para os ratos. Restos de comidas, migalhas ou até alimentos armazenados indevidamente representam, de fato, um contexto propício ao desenvolvimento de ninhadas de rato.
Espaços comerciais ou residenciais que apresentam locais com acúmulo de objetos, como madeira, filme plástico e papel, também impactam na escolha do animal. Estes ambientes oferecem condições de segurança e abrigo contra predadores ou ameaças.
Como saber se minha casa está sendo infestada por ratos?
Caso suspeite de uma infestação de ratos, antes de qualquer medida, entre em contato com empresas especializadas no controle de pragas. Isto devido à capacidade e expertise técnica dos profissionais na identificação de focos e eliminação efetiva da infestação.
Mas, algumas técnicas e métodos de identificação podem ser utilizados de maneira amadora na detecção do animal na residência. Literalmente, você deve realizar uma caça ao rato por meio de pistas, sinais e indícios da presença do animal.
Alguns sinais bem característicos são:
- fezes: de tamanho pequeno, escuras e semelhantes a grãos de arroz
- odor: além de alarmante sob o aspecto sanitário, a urina dos ratos possui um odor característico e facilmente reconhecido
- pegadas: procure por pegadas pequenas em locais empoeirados ou com superfície suja
- materiais roídos: sinais de roeduras podem indicar alguns dos locais frequentados pelos ratos
- sinais de gordura: assim como ocorre com outros animais, os locais de passagem frequente dos ratos apresentam marcas de gordura em sua superfície
- sons: o comportamento do rato na alimentação e deslocamento gera ruídos que podem ser identificados com facilidade pela noite, fique atento aos sons de mastigação, arranhões ou movimentação
Por isso, tendo em vista a suspeita da presença do animal e a necessidade de saber como acabar com o rato, o melhor caminho possível é a contratação de empresas especializadas. Estas adotam métodos efetivos de eliminação, empregando recursos e insumos químicos a partir de pessoal qualificado.
Quais espécies de ratos invadem residências?
No Brasil as espécies de rato mais comuns são o Rattus rattus e Rattus norvegicus. Estas duas espécies se adaptaram ao ambiente urbano e rural, reproduzindo-se com velocidade devido às condições de acesso à comida e abrigo.
A Rattu rattus, também conhecida como rato-preto, é um animal de “pequeno porte”, cuja característica predominante é ter cauda em comprimento maior que o corpo. São exímios escaladores e, convencionalmente, fazem ninho em sótãos ou forros de telhados.
Já a espécie Rattus norvegicus, conhecida como ratazana ou rato-de-esgoto, possui um porte maior em comparação com o rato-preto e apresenta cauda de comprimento menor que o corpo. Possuem hábitos terrestres e, comumente, são encontrados próximos a galerias pluviais, redes de esgoto ou locais com água acumulada.
Por isso, ao analisar as estratégias de como acabar com ratos, especialistas avaliam a espécie por seus indícios. A partir desta identificação, o controle da praga é realizado de maneira assertiva com químicos destinados à espécie identificada.
Quais doenças os ratos transmitem?
É de conhecimento comum que ratos representam vetores de transmissão de doenças com potencial de grave impacto na saúde humana. Podem ser transmitidas inúmeras doenças por meio da urina, saliva, excrementos ou ectoparasitas que carregam (pulgas e carrapatos).
Algumas das doenças transmitidas:
- Leptospirose
- Hantavirose
- Salmonelose
- Tifo Murino
- Toxoplasmose
A hantavirose, em quadros mais avançados do desenvolvimento da doença em seres humanos, pode causar problemas respiratórios graves com potencial de fatalidade. Ou seja, uma doença preocupante que pode ser facilmente evitada com a contratação de empresas especializadas no controle de pragas.
O que fazer para prevenir uma infestação de ratos em casa?
A prevenção pode ser realizada com medidas simples, porém com eficácia conhecida. O objetivo da prevenção é eliminar os fatores que atraem os ratos para residências e comércios, evitando o acesso ao alimento e abrigo.
Desse modo, armazene corretamente os alimentos, preferencialmente em locais secos, em recipientes fechados e em locais elevados acima do nível do piso. Isso impede que ratos tenham acesso fácil.
Outra estratégia é manter os ambientes sempre limpos e recorrentemente higienizados, evitando, também, o acúmulo de migalhas ou restos de comida pela casa.
Além destes aspectos, adote as seguintes medidas:
- Vedação de aberturas e possibilidade de acesso facilitado dos ratos no contexto da casa ou comércio
- Descarte correto do lixo em latas com tampa, esvaziadas regularmente
- Poda de árvores que estejam encostando na estrutura da casa ou comércio
- Adote medidas periódicas e preventivas de controle de pragas
Outra dica é realizar, recorrentemente, a limpeza da caixa d’água. Além de assegurar os níveis de qualidade da água consumida, também ajuda a evitar que o local seja acessado pelos ratos.
Como acabar com ratos?
Algumas estratégias são utilizadas no controle e eliminação dos ratos, por exemplo, armadilhas, ratoeiras, raticidas ou iscas. No entanto, o processo efetivo de desratização se dá pela ação de profissionais.
Confira cada uma das estratégias!
Armadilhas e ratoeiras
Um dos métodos mais tradicionais, contudo, com baixa eficiência, é a instalação de armadilhas adesivas e ratoeiras pela residência. A partir de um estímulo por isca de alimento, as ratoeiras possibilitam a captura de um rato por vez, somente.
Já as armadilhas adesivas precisam ser instaladas nas rotas de trânsito dos roedores e, dependendo da ocasião, podem capturar mais de um roedor.
Raticidas e iscas
Raticidas e iscas devem ser adquiridos e manipulados com extrema precaução e cuidado, principalmente por serem considerados como venenos. Por isso, verifique se o produto é regulado por órgãos de controle sanitário e são legalizados à livre comercialização e uso.
Profissionais de desratização
A contratação de profissionais de desratização é a única estratégia efetiva no controle da infestação de ratos.
Empresas especializadas e com know-how técnico possuem tanto licenças específicas na manipulação adequada de insumos químicos, quanto o conhecimento no controle efetivo da praga.
Estes profissionais identificam os locais de infestação, a espécie infestante, os pontos de acesso e a melhor estratégia de combate à infestação utilizando produtos autorizados.
A Estrutural Saneamento realiza o controle de pragas especializado em ratos, contando com uma equipe especializada e adotando métodos comprovadamente seguros e eficientes.
Conclusão
A presença de ratos em ambientes residenciais é sempre alarmante e demanda a intervenção técnica imediata. Estes animais são responsáveis pela disseminação de doenças graves, algumas com potencial de fatalidade ao ser humano.
Dado a natureza do rato, esses animais procuram locais com acesso à comida e abrigo. Quando as residências possibilitam estes cenários, a chance de formação de ninhos também é elevada.
Mesmo com vários métodos tradicionais, o efetivo combate e controle da praga é realizado por empresas especializadas em desratização. Adotando métodos seguros e contando com pessoal qualificado, estas empresas são capazes de identificar e eliminar de maneira eficaz os focos de rato.
Entre em contato com a Estrutural Saneamento, solicite um orçamento sem compromisso e livre-se da infestação de ratos hoje ainda!