A limpeza de caixa d’água do condomínio deve ser realizada de maneira periódica, de modo que os níveis de qualidade da água armazenada não apresentem riscos à saúde humana. Por exemplo, a proliferação de bactérias ou protozoários causadores de doenças.
Este serviço é realizado por empresas especializadas e profissionais qualificados, de maneira rápida e prática. Estes profissionais seguem métodos e padrões de desinfecção e higienização tabelados e em acordo com as normativas técnicas de vigilância sanitária.
O time de especialistas da Estrutura Saneamento elaborou este artigo abordando tudo sobre limpeza de caixa d’água no contexto de condomínios: qual a sua importância, prazos e métodos.
Tenha uma ótima leitura!
Limpeza de caixa d’água condomínio, qual a importância?
A limpeza regular da caixa d’água representa uma das estratégias mais eficientes para a manutenção dos níveis de salubridade da água utilizada em condomínios. Isto se dá devido à eliminação de potenciais agentes patológicos por meio da desinfecção.
Como sabemos, os sistemas de abastecimento urbano, por mais que eficientes e controlados, não são capazes de garantir que a água que chega ao reservatório esteja completamente livre de partículas orgânicas ou de agentes que podem ser nocivos à saúde humana.
Tendo em vista que, das estações de tratamento da água até as residências, a água percorre um longo e complexo sistema de tubulações para o abastecimento regular. Neste percurso é pode ocorrer o transporte e acúmulo de partículas orgânicas.
Desse modo, estes agentes externos progressivamente são depositados nas paredes dos reservatórios e, quando não eliminados periodicamente, podem implicar em danos à saúde humana.
Algumas doenças são facilmente evitadas a partir da limpeza de caixa d’água de condomínio, tais como:
- Febre Tifóide
- Leptospirose
- Gastroenterite por bactéria, como a Escherichia coli
Quem é responsável pela limpeza da caixa d’água, proprietário ou inquilino?
Convencionalmente, questões estruturais de impacto no imóvel são de responsabilidade do proprietário em conjunto com o condomínio. No entanto, este cenário pode variar dependendo do contrato de locação firmado.
De todo modo, a limpeza e higienização dos reservatórios é a única solução adotada na manutenção dos níveis de qualidade da água para consumo humano, livres de riscos à saúde. Por isso, deve ser realizada com regularidade.
Essa limpeza é obrigatória?
Sim. A realização periódica e recorrente do procedimento de limpeza da caixa d’água, além de obrigatória, também garante a manutenção da qualidade da água consumida preservando a saúde humana.
O processo de higienização e desinfecção dos reservatórios permite a eliminação de agentes físicos e patogênicos como bactérias e protozoários causadores de doenças variadas. Desse modo, deve ser realizada com certa assiduidade em acordo com as normativas técnicas de vigilância local e nacional.
Qual o prazo para realizar a limpeza da caixa d’água do condomínio?
A limpeza dos reservatórios deve ser realizada de maneira regular e periódica. Tendo em vista as técnicas e métodos empregados, a limpeza de caixas d’água pode ser realizada em qualquer momento do ano.
O Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo, em norma técnica, determina que a desinfecção seja realizada sempre quando houver suspeita ou confirmação de contaminação, quando há entrada de algum animal, alteração de cor, odor, sabor e sempre quando houver necessidade de limpeza.
A periodicidade sugerida pelo órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde é de 6 em 6 meses, de modo que as condições adequadas de armazenamento e utilização da água sigam as recomendações sanitárias.
Além da manutenção de níveis saudáveis da água para consumo, o procedimento de limpeza também assegura maior vida útil à caixa d’água.
Técnicos qualificados e instruídos nas melhores práticas são capazes de identificar locais de vulnerabilidade à ação de animais, assim como de rachaduras ou potenciais danos à estrutura dos reservatórios.
Ou seja, além de realizarem a limpeza, também permitem que todo o sistema de armazenamento da água seja avaliado e as melhores soluções sejam apresentadas.
Como limpar caixa d’água de condomínio?
Diferentemente de processos convencionais e cotidianos de limpeza que realizamos em nossas casas, o processo de desinfecção de caixas d’água segue parâmetros internacionais de controle e preservação da qualidade da água armazenada.
A limpeza, portanto, é realizada por empresas especializadas e por profissionais qualificados. Este procedimento se vale de produtos certificados e aprovados por órgãos de vigilância sanitária, seguindo metodologias de aplicação tabeladas e criteriosas.
Quais são as etapas de limpeza?
O processo é simples, prático e não interferindo no abastecimento de água do condomínio. Basicamente, é desenvolvido em três etapas que se inicia na preparação da caixa d’água para o processo.
Nesta primeira etapa, os técnicos terminam de esvaziar o reservatório analisando toda a estrutura e sinais de proliferação ou potencial de proliferação de doenças. Em seguida, a partir da identificação, aplicam aditivos químicos não nocivos à saúde humana.
Na última etapa, o reservatório é novamente completado com água e o abastecimento é regularizado. Ou seja, a limpeza de caixa d’água do condomínio é um processo rápido, prático e de fundamental realização.
Qual é o profissional responsável por realizar a limpeza de caixa d’água do condomínio?
A limpeza e desinfecção de reservatórios e caixas d’água é realizada com equipes profissionais, com qualificação técnicas e instruídas na identificação, compreensão e elaboração de estratégias de controle de quaisquer cenários prejudiciais à saúde humana.
A partir do uso de equipamentos específicos e produtos certificados por órgãos de controle e vigilância sanitária, empresas especializadas realizam o serviço de limpeza de caixa d’água de maneira segura e eficiente.
Estes profissionais e empresas, portanto, avaliam todo o cenário identificado, as necessidades do cliente, as características da caixa d’água, elaborando as melhores soluções com maior assertividade e segurança.
Quanto custa contratar uma empresa para fazer a limpeza da caixa d’água?
Assim como qualquer outro serviço, é comum oscilações de mercado entre uma e outra empresa. Estas variações ocorrem devido à estrutura da empresa, a qualificação de seus times de colaboradores, a expertise, tempo de mercado e insumos utilizados.
Desse modo, os resultados alcançados pela empresa e a satisfação de seus clientes representam um dos indicadores mais assertivos na hora de avaliar a qualidade do serviço de uma empresa.
A Estrutural Saneamento, idealizada por Médicos Veterinários, posiciona-se e é reconhecida como referência em higienização de reservatórios, controle de pragas, sanitização de ambientes e desentupimentos.
Contando com uma equipe de técnicos com capacitação técnicas e treinamentos de qualificação, a Estrutural Saneamento segue as normativas nacionais e internacionais de higienização de reservatórios e limpeza de caixas d’água.
Conclusão
A realização periódica de limpeza de caixa d’água de condomínio, além de obrigatória, representa uma das estratégias mais assertivas e seguras para a manutenção dos níveis de qualidade da água para consumo humano.
Este processo é realizado de maneira rápida e prática por empresas especializadas e profissionais qualificados, a partir de equipamentos e produtos químicos certificados e não nocivos à saúde humana.
Entre em contato com a Estrutural Saneamento e realize um orçamento sem compromisso hoje ainda!